Trajetória

Além de sua formação na UnB, Marcelo também fez Pós-Graduação na UNIRIO (Educação Estética), além de dezenas de cursos e workshops dos mais variados setores dentro da música e das artes. Guima acredita que aprender nunca tem fim e é sempre um grande barato.

 

Desenvolveu por vários anos, juntamente com a música, um trabalho voltado para o Rádio. Entre os anos de 2006 e 2015, produziu e apresentou o programa “Arte Petrobras” na Rádio MPB FM (Rio de Janeiro), totalizando 387 programas produzidos. Já na Rádio MEC AM (Também no Rio), produziu e apresentou o programa “Ouvindo Música” de 2004 a 2015, totalizando 1.673 programas realizados. Nestes programas, Marcelo recebeu estrelas de nossa música e cultura (veja em FOTOS).

 

No setor de trilhas sonoras, Marcelo Guima compôs trilhas originais de pouco mais de 100 documentários para vídeo e TV e 5 curtas-metragens para cinema. Até hoje ganhou 7 prêmios de “Melhor Trilha Sonora”, 6 deles para cinema  (veja mais em TRILHAS SONORAS). Atualmente o artista é representado, nos Estados Unidos, pela Remora Holdings, que articula seus trabalhos de trilha sonora principalmente para os mercados de Nova York e Los Angeles (Hollywood).

 

Entre os anos de 2006 e 2010 foi o diretor artístico e coordenador geral do projeto “Circular Brasil”, um circuito de Música Instrumental Brasileira, que passou por 10 cidades do país, com a participação de grandes nomes do instrumental brasileiro, assim como dando espaço também para dezenas de talentosos artistas ainda desconhecidos até aquele momento. Na época, o “Circular Brasil” foi o maior projeto deste segmento no país e a equipe de trabalho, em todas as cidades envolvidas, contava com algo em torno de 100 pessoas.

 

Durante 4 anos (1997 a 2000) foi professor concursado da EMB – Escola de Música de Brasília – Escola pública de ensino técnico de música com aproximadamente 2.100 alunos, uma das maiores da América Latina. Lá Guima lecionou aulas de Violão e Apreciação Musical.

VERSÃO FINAL 2